O Cortiço | Aluísio Azevedo | Principis
O Cortiço | Aluísio Azevedo | Principis
Clássico da Literatura Brasileira, com Texto Integral e questões de vestibular comentadas.
Confira esta maravilhosa obra do autor Aluísio Azevedo publicada pela Ciranda Cultural - Principis.
O livro O Cortiço é um romance do escritor brasileiro Aluísio Azevedo. Foi publicada em 1890 e é considerada uma das obras de referência do movimento naturalista brasileiro. No contexto da habitação coletiva, o romance dissemina com precisão artigos naturalistas que descrevem o comportamento de personagens com base na influência do ambiente, raça e momentos históricos. Nesse sentido, as características da obra revelam a realidade política e social brasileira que se instalou no Rio de Janeiro no século 19. A obra narra a lendária história do morador do país João Romão a caminho da riqueza. Por outro lado, existem as casas do comerciante burguês Miranda. À medida que a unidade crescia, ele se sentia inquieto e competia com João Romão, o que gerou disputas de poder e status social na região.
O romance é repleto de descrições, explorando as características físicas e o comportamento de outros personagens que são caracterizados pela depravação (moral, mental e física) e ambição. A desigualdade social é outro tema de grande discussão, agravado pelas diferenças sociais e históricas dos indivíduos envolvidos.
Sobre o Autor:
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo - nasceu em São Luís Maranhão, em 14 de abril de 1857. Desde cedo conviveu com o preconceito, porque a união de seus pais era vista como escândalo, pois sua mãe era separada e se casara novamente com seu pai. Estudo belas artes no Rio de Janeiro devido ao seu talento com o desenho, foi cartunista em alguns jornais e revistas. Faleceu em 21 de janeiro de 1913 em Buenos Aires. Suas obras transitaram entre romances exagerados e comerciais e uma literatura mais elaborada, em que denunciava a estrutura social brasileira.
- Autor: Aluísio Azevedo
- Páginas: 224
- Dimensões: 15 x 23 x 2 cm
- Capa: Comum
- Idioma: Português
- Ano de Edição: 2019
- Data de Publicação: 2019-03-03