O Cortiço | Aluísio Azevedo | Pé Da Letra
O Cortiço | Aluísio Azevedo | Pé Da Letra
O Cortiço é um clássico brasileiro publicado em 1890, é um romance naturalista que denúncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores de estalagens ou cortiços cariocas do final do século XIX.
"O romance O Cortiço faz um recorte da realidade brasileira do fim do século XIX ao abordar os conflitos de moradores de uma habitação coletiva no Rio de Janeiro, representados por tipos decadentes e marcados por chagas sociais. Esse cenário cotidiano, no qual se fundem miséria, exploração e mau-caratismo, também é um personagem, determinante para as ações dos que dele se cercam, carregadas do mais puro instinto."
?'(...) três casinhas, tão engenhosamente construídas, foram o ponto de partida do grande cortiço de São Romão'
Aluísio Azevedo, natural de São Luís, é um dos grandes nomes de nossa literatura. Seu interesse pela pintura o levou a estudar no Liceu Maranhense. Aos 19 anos, muda-se para o Rio De Janeiro e começa a fazer desenhos e caricaturas para jornais. Como também nutria gosto pela escrita, passa a produzir peças teatrais, folhetins e crônicas. Consolida-se no ofício e torna-se o mais representativo autor do naturalismo no Brasil, com influências de Émile Zola e Eça de Queiroz. Sua obra é marcada por críticas sociais e retratos de sua época, muitas vezes escandalizando a sociedade.
O Cortiço | Aluísio Azevedo é mais uma excelente publicação da Editora Pé Da Letra.
- Autor: Aluísio Azevedo
- Páginas: 232
- Dimensões: 16 x 23 x 2 cm
- Capa: Comum
- Idioma: Português
- Ano de Edição: 2020