A Vida não é Útil | Ailton Krenak
A Vida não é Útil | Ailton Krenak
Uma incrível obra de um dos mais influentes pensadores da atualidade, um autor indígena que aponta as tendências destrutivas da chamada civilização. Uma crítica surpreendente nesta super obra literária publicada pela Companhia Das Letras.
Ailton Krenak vem trazendo contribuições fundamentais para lidarmos com os desafios que se apresentam hoje no mundo: a evolução de uma pandemia, a ascensão de governos de extrema direita, os danos causados pelo aquecimento global, consumismo desenfreado e devastação ambiental. Crítico mordaz à ideia de que a economia não pode parar, o autor faz várias afirmações, sua crítica se dirige aos consumidores do planeta, e a própria ideia de sustentabilidade, muitas vezes vista como panaceia. Se, em meio à terrível pandemia de covid-19, sentimos o chão se perder sob nossos pés, as palavras de Krenak despontam como paraquedas coloridos.
O livro A Vida não é Útil reúne cinco textos:
- Não se come dinheiro;
- Sonhos para adiar o fim do mundo;
- A máquina de fazer coisas;
- O Amanhã não está à venda.
O que o Ailton Krenak quis dizer com A vida não é útil?
Na verdade, a grande maioria das palestras foram dadas em 2020, que é o ano da pandemia. Então a pandemia que começou no início de 2020 serve de pano de fundo de reflexão para ele. Ailton Krenak: “A Vida não é útil', ele radicaliza uma crítica, que é a seguinte: a vida não tem que ter utilidade.
O que é o bem viver para Ailton Krenak?
O Bem Viver pode ser a difícil experiência de manter um equilíbrio entre o que nós podemos obter da vida, da natureza, e o que nós podemos devolver. É um equilíbrio, um balanço muito sensível e não é alguma coisa que a gente acessa por uma decisão pessoal.
- Autor: Ailton Krenak
- Páginas: 126
- Dimensões: 11 x 16 x 1 cm
- Capa: Comum
- Idioma: Português
- Ano de Edição: 2020
- Data de Publicação: 2020-09-11