Você concorda com o uso de cookies para melhorar a experiência, desempenho, ofertas e conteúdos? Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Til é um clássico brasileiro publicado em 1830, é um romance regionalista de José de Alencar, que tem sua ação em uma fazenda do interior paulista, por volta de 1846. O Regionalismo permitiria descobrir, nas regiões "onde a luz da civilização não se propaga com rapidez", tradições, costumes e a linguagem de timbre brasileiro.
"Berta (ou Til) é a heroína do romance, seu passado esconde uma tragédia, mas ela, assim como o leitor, não sabe dos acontecimentos. Ao voltar alguns anos na narrativa, a trama é aos poucos revelada, costurada por histórias de amor, morte e vingança. Til é representante da fase regionalista de José de Alencar e retrata personagens simples e caracterizados por falas carregadas de termos próprios, os costumes rurais e a vida no campo no século XIX em uma fazenda de café do interior paulista."
José De Alencar, expoente do romantismo, o escritor cearense teve papel importante no processo de formação da literatura brasileira. É o autor de maior expressão dos romances indianistas - em que o índio aparece como herói nacional - e consolidou em suas obras a imagem de um Estado como nação. Formado em direito no Largo São Francisco, atuou como advogado e jornalista, além de seguir carreira política. Ainda que tenha morrido precocemente, aos 48 anos, de tuberculose, deixou como herança uma vasta produção.