Memórias De Um Sargento De Milícias | Manuel Antônio De Almeida | Pé Da Letra
Simulador de Frete
- Calcular freteMemórias De Um Sargento De Milícias | Manuel Antônio De Almeida | Pé Da Letra
Memórias De Um Sargento De Milícias é um clássico brasileiro publicado em 1854, um romance originalmente lançado em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, aonde no lugar do autor constava "um brasileiro". A narrativa incorpora a linguagem das ruas, classe média e baixa, fugindo dos padrões românticos da época. A experiência da infância pobre contribuiu no desenvolvimento de sua obra.
"Em capítulos, Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado de forma anônima, entre 1852 e 1853, no Correio Mercantil. Considerado o primeiro romance urbano brasileiro, narra a trajetória do anti-herói Leonardo, introduzindo na nossa literatura a figura do malandro. O estilo coloquial do autor e a presença de personagens desfavorecidas socialmente antecipam características do realismo e distanciam o livro da estética romântica vigente, situando-o como uma obra de transição entre as duas escolas."
Manuel Antônio De Almeida, carioca, jornalista, crítico literário e professor. Formado em medicina, migrou para o jornalismo por dificuldades financeiras. Foi administrador da Tipografia Nacional, onde conheceu o então aprendiz de tipógrafo Machado de Assis, e lecionou no Liceu de Artes e Ofícios. Faleceu precocemente, vítima de um naufrágio. Não teve uma produção literária extensa, sendo Memórias de um Sargento de Milícias sua obra de maior fôlego.
Memórias De Um Sargento De Milícias | Manuel Antônio De Almeida é mais uma excelente publicação da Editora Pé Da Letra.
- Autor: Manuel Antônio De Almeida
- Data de Publicação: 2021
- Páginas: 176
- Dimensões: 15 x 23 x 1 cm
- Capa: Comum
- Idioma: Português